A
[ Abelhinha ] É a sub TMP
[ Ammo ] (Ammunition) Munição
B
[ BSP ] Binary Space Partition (Partição
Espacial Binária) – extensão de arquivo de um mapa
finalizado. Programa que divide os brushes de um
mapa em polígonos
[ Brush Entity ] Entidade Brush. Propriedades
especiais do brush, que permitem que ele interaja
com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,
etc
[ Brush ] Blocos 3D que formam um mapa
C
[ CSG ] Constructive Solid Geometry (Geometria
Sólida Construtiva). Programa que valida os brushes
de um mapa
[ Compilação ] Processo de tradução dos brushes
e entidades de um mapa em informações que o jogo
entende
E
[EDN]
Escola de Newbie
[ Engine ] O sistema de funcionamento de
um jogo, através do qual pode-se desenvolver outros
jogos usando o código gráfico original
[ Entidade Brush ] (Entidade Brush) Propriedades
especiais do brush, que permitem que ele interaja
com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão,
etc
[ Entidade Ponto ] Point Entity. Efeito baseado
num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
F
[ FGD ] Arquivo que contém as definições
das entidades que serão usadas no mapa
H
[ HOM ] (Hall of Mirrors – Corredor de Espelhos).
Erro que ocorre no VIS onde uma face não é desenhada
de maneira correta, e tem a aparência de 2 espelhos,
um de frente pro outro
[ Half-Life ] Jogo de ação do qual Counter-Strike
herdou o engine
L
[ Leak ] Buraco do mapa. Os mapas devem ser
ambientes totalmente fechados (se houver qualquer
fresta entre as paredes ou pisos eles não compilam)
M
[ MOD ] Modification. Jogo, geralmente temático,
que usa o engine de outro jogo
N
[ Newbie ] Novato
[ N00B ] Nome pejorativo para os newbies
P
[ Point Entity ] Entidade Ponto. Efeito baseado
num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
[ Polígono ] Cada face desenhada em um mapa.
Quanto mais polígonos são desenhados, mais pesado
o mapa fica, mas em compensação os gráficos ficam
melhores. O comando r_speeds mostra a quantidade
de polígonos que estão sendo desenhados
[ Primitive ] Primitiva Geométrica. Blocos,
cones, etc que já estão no programa de edição de
mapas
R
[ RAD ] Radiosidade. Determina as luzes que
incidem sobre cada polígono de um mapa
[ RMF ] (Rich Map Format). Arquivo que contém
todas as informações de um mapa
S
[ Skybox ] Imagem de fundo e/ou céu do mapa.
O mapa que os jogadores vêem está dentro de um cubo
de 6 imagens, em que a imagem superior, e as imagens
dos lados formam o céu
[ Sniper ] Rifle de longo alcance e alta
precisão, usado sobre um tripé. É também como é
chamado o atirador que usa esse tipo de rifle
[ Sprite ] Imagem 2D de um mapa. Como é desenhada
dentro de um ambiente 3D terá sempre a mesma aparência,
não importando de que ângulo for visualizada
[SWAT]
Special Weapons and Tactics
V
[ VIS ] Visibilidade. Analisa os polígonos
vistos de cada local do mapa
[ Valve ] Empresa que criou o Half-Life
W
[ WAD ] Arquivo de texturas
[ Wally ] Programa utilizado para criar texturas
[ WorldCraft ] Programa de edição de mapas
para Half-Life e seus MODs
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